sábado, 16 de outubro de 2010

Você está REALMENTE pronta para ser Au Pair?

Oi gente, tudo bem? Hoje estou vindo aqui não para falar de mim ou do meu processo, estou aqui para conscientizar vocês, que planejam ir para os EUA como Au Pair.

Antes de eu fechar com a agência, eu li MUITO, ficava HORAS na comunidade do orkut lendo histórias e mais histórias de garotas que estavam lá e que não deram certo. Sim, isso mesmo, queria saber sobre as "desgraças" sobre as coisas que não deram certo, porque é aí que mora o problema, é para isso que precisamos nos preparar.

Você, que está se preparando para ser Au Pair tem que ter em mente algumas coisas:

* Você não está indo para a Disney, meu bem. Você está indo para TRABALHAR. Para ser humilhada, para aguentar desaforo, para ser empregada da família e não a "filha mais velha" que a agência vende pra você. Eles estarão pouco se lixando se você está se sentindo sozinha, está com fome, com sono ou com saudade de casa. Faça seu serviço e pronto. Ninguém vai pensar em você. E se SOBRAR tempo para os estudos, você estudará, senão, esquece. O programa de Au Pair é programa para TRABALHO, portanto os estudos vêm em segundo lugar.

* Quando você chegar lá, será somente você e Deus, é isso mesmo. Vão ter aquelas reuniões na casa de sua coordenadora, com as outras Au Pairs da área, mas e aí? Elas já serão amigas entre si, as panelas já estarão formadas e talvez você seja a única Au Pair nova no grupo. Provavelmente elas não terão paciência ou o carisma que você espera e te aceitaram no grupo assim, de boa vontade. Tenho uma amiga que mandou e-mail quando chegou, para todas as Au Pairs de sua área e só depois de 2 meses que uma garota respondeu e ela finalmente conseguiu fazer amizade. Coloque na sua cabeça que você está SOZINHA, em um país estranho, em uma casa estranha, língua estranha, pessoas estranhas e sem NENHUMA amiga.

* Pode dar tudo errado, por que não? Em um blog, aí na minha lista, tem uma garota que sonhou e se preparou para essa viagem tanto quanto todas nós! E sabe o que aconteceu? A família dela era maravilhosa aqui. Chegou lá, na segunda semana a HF mom GRITOU com ela, que não confiava seus filhos na mão dela, contratou outra garota para olhar as crianças (com a menina em casa) e a Au Pair ficou lá, sem coragem de sair do quarto, passou até fome, só para não cruzar com a Host. Ela pediu rematch, não achou família e voltou, tudo isso em um mês. Já li casos de famílias colocarem etiquetas em alimentos dentro do armário e da geladeira, com o nome de cada membro da família, menos o da Au Pair, é claro, só para a garota não comer NADA em casa.

* E a humilhação das crianças? Tem criança que humilha mesmo. Li uma vez uma história de um garoto que quando chegava a hora de arrumar os brinquedos e a Au Pair pedia ajuda, ele falava que não ia ajudar, porque a garota era paga para isso. Já ouvi também garotos falarem para a Au Pair que ela está na casa deles, que o quarto que ela dorme é deles e que ela deveria se colocar no lugar dela, de empregada. E aí José? Tudo isso é verdade! Você é empregada deles e é paga para guardar os brinquedos!

* Você que é "morena" como eu. Eu acho bom começar a se preparar, porque aqui no Brasil existe essa história RIDÍCULA de "moreninha", moreninha o caramba, você é da raça NEGRA! E quando chegar lá, assim será considerada. Vai ter que aprender a lidar com o preconceito, porque lá preto é preto e branco é branco, então tenha consciência da sua raça e cor desde já, porque lá não tem essa palhaçada de "morena". Não é porque você é tem um tom mais claro que você deixa de pertencer a raça negra. Como um amigo do meu namorado diz, é melhor assumir sua raça do que que ser vira-lata, esse povo que não se assume negro, mas também não é branco, é como os vira-latas da rua, sem raça.

Existem muito mais histórias e muito mais situações que conheço, não da pra eu ficar colocando aqui, senão meu post não terá fim.

Você tem que se preparar, tem que ser consciente do que está fazendo e das coisas ruins que podem acontecer com você, você tem que se preparar para o pior! Porque se chegar o melhor, você não sofrerá... Agora se ficar esperando o melhor e vier o pior, o sofrimento será enorme e seu sonho poderá se tornar um pesadelo.

É claro que existem HF maravilhosas, kids mais maravilhosas ainda e é isso que eu quero pra mim. Eu não estou falando que você tem que pensar negativo, não é isso, você tem que atrair O MELHOR para você, mas também tem que saber que coisas como as que eu disse aí em cima, também existem.... e MUITO!

E aí, você está realmente pronta para ser Au Pair?

6 comentários:

  1. Amei o post!!!!

    E confesso que ainda não tenho certeza se estou preprada!!!!

    Tudo de bom pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. oiee!!!
    pois eh... eu entendo o que vc pois aki no post. não tem que tirar nem por um A nem um B. Mas sabe.... deixa pra pensar nisso quando vc tiver aki. Nao faz como eu fiz ou voce vai pirar na primeira semana como eu pirei.
    sabe o que eu sempre indico? pede um sinal. se for pra ser isso, que tudo de certo no seu caminho e que te leve ao lugar, os EUA, que voce deseja. sofrer antes da hora num vale a pena. entendo que temos q estar com a cabeça no lugar e pensar no buraco q vamos entrando, mas curtir o processo e o "novo" em si eh tudo de bom. aproveita porque é só uma vez na vida e passa tão rápido!! curte!
    beijos!! e boa sorte no seu processo. que vc consiga a familia dos seus sonhos.
    xoxoxo

    ps.: to te seguindo.

    ResponderExcluir
  3. Tbm fiz o mesmo que vc.. Pesquisei sobre o programa por uns 2... 3 anos antes de me decidir. E eu sabia de todas as histórias ruins tbm. Mas sabe de uma coisa? Se fosse tudo fácil não teria graça! É claro que ninguém quer sofrer, mas se a gente tiver tudo de mão beijada, como é que se evolui? Como é que se aprende? Eu tenho uma amiga que teve uma experiência péssima lá. Voltou antes de fazer 1 ano, entrou em rematch duas vezes, a coordenadora não a ajudou em momento algum, o menino batia nela, ela ficou 2 dias comendo só biscoito que ela tinha comprado pq a host não deixava ela comer.. e por aí vai. Mas ela tem vontade de fazer tudo de novo!! Pq os momentos bons compensam... as amizades que ficaram.. as memórias e a visão de mundo que mudou completamente. Ela super me apoiou e ainda me ajuda!! E eu tento sempre ter isso em mente,que por pior que seja, é uma experiência única e que pelo menos um momento bom eu vou ter pra compensar as difuculdades.

    Eu espero de coração que consiga uma ótima família e que se ano seja maravilhoso aos lado deles! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Helaine!
    Vou assumir que não gosto de ficar lendo as coisas "ruins" que podem acontecer com a gente, mas assim como vc leio pq acho que é muito importante sabermos (ou pelo menos imaginarmos) de td.
    Eu só peço a Deus que minha família me trate com respeito e que cumpra as normas do programa. Moradia e alimentação fazem parte das obrigações da família, então espero não precisar pedir à minha futura LCC que lembre a família disso.
    Quanto ao ser "morena" eu ri! hehehe...
    É bem isso lá mesmo, preto é preto e branco é branco. Ainda bem que tenho orgulho de ser o que sou!
    E se estou preparada eu não sei. E achoq ue só saberei quando chegar lá. Anyway, sei que estou preparada para tentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Querida,
    Conselho de quem está aqui...
    Uma coisa é se preparar, outra coisa é só olhar o lado negativo das coisas. Qual dos dois vc está fazendo?

    ResponderExcluir
  6. eu acredito que tudo tem seu lado Ruim, sim mais eu acredito que as meninas que aconteceram isso. nao fez a pesquisa nao se informou direto. porque hoje granças a Deus. existe milhares de informações na internet. que logico nem tudo é ouro mais eu acredito que voce tem acreditar tem alguem la especial esperando voce. quando sonhamos algo eu colocamos toda nossa fé nisso eu acredito que voce acaba trazendo algo bom para sua vida.

    ResponderExcluir