sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Crianças, Kids, Children.

Oii! Tudo bem com vocês?

Bom, como eu prometi, vou começar a postar coisas para ajudar quem é novo e está começando a pesquisar sobre o programa ou está passando por alguma fase que eu já passei.

Hoje eu vou falar sobre o objetivo e o principal ponto do programa, as crianças.

O que vocês todas (ou todos) devem ter em mente, antes mesmo de ir em qualquer agência, é a resposta para a seguinte pergunta: Você gosta de crianças? Sim, essa pergunta é fundamental para que o seu ano dê certo! Pois cuidar de criança, trabalhar nesse meio, nessa área, não é como um trabalho comum, como trabalhar em um escritório, no shopping ou em um banco, é algo que para dar certo, é preciso muito amor, paciência, dedicação, respeito e sabedoria. Assim como trabalhar com pessoas idosas e deficientes. É algo que precisa vir do coração, do fundo da sua alma ou será o PIOR trabalho de sua vida.

Eu sempre gostei de criança, desde que era uma rs. Essa frase é engraçada, mas é verdade. Eu não sei se vocês sabem, mas sou evangélica e desde pequena, quando ficava na "escolhinha" durante os cultos, eu já queria ser professora e de criança! É tanto que hoje sou professora e amo o que faço. E é exatamente nesse ponto que entra a parte mais cansativa e trabalhosa do processo, a experiência com as kids.

Tem garotas com mais de 1000 horas de experiências com os pequenos, médios e grandes. Tem gente que além de não gostar, não tem hora alguma. Tem gente que não sabe se gosta, mas tem bastante horas também, outras nenhuma. E tem gente como eu, que ama, mas só tinha algumas horas... O meu recado vai para vocês, que estão aí no meio, que não sabe se gosta e/ou não tem experiência. Se você é um desses casos, não minta em suas referências e APP, dizendo que tem muitas horas e vasta experiência com os pequenos, quando na verdade, não tem. Você precisa saber em que barco está entrando! Você precisa saber se realmente tem "dom" pra coisa, se sabe lidar com pestinhas ou só com anjinhos, se tem mesmo paciência para tudo isso, afinal, seu pretensão é passar um ano de sua vida, cuidado deles.

Preste atenção também, no número de crianças que você irá cuidar, sei que ainda não fui, mas vejo muuitas meninas reclamando que é difícil cuidar de 4 ou 5. Eu pelo menos, não tenho condições (físicas e psicológicas) de aceitar mais do que 3 crianças, afinal, devemos prever que teremos problemas. A sua host family pode não ser perfeita, ou seja, imagina se além de ter "problemas" com eles, você ter que cuidar de 5 criaturinhas que brigam entre si o dia inteiro e entre elas ter que trocar fralda, ajudar no potty training e coisas assim, pra MIM, Helaine, não rola, nem mesmo se tiver a HF mais perfeita do universo :P

Para adquirir experiência, você pode ir até uma creche ou EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) que há perto da sua casa ou trabalho e propor ajuda. Explique sua situação e fale sobre sua vontade e necessidade de realizar um voluntariado na área. Eu comecei o meu em Março/2010, era pra eu ter terminado agora no meio do ano mas... eu acabei descobrindo que sou mais apaixonada do que pensava por eles e estou até agora lá e se não embarcar antes das aulas recomeçarem continuarei. O mais interessante é que hoje, não faço mais isso pelas horas, mas sim porque eu realmente amo e gosto de estar lá. Estou tendo uma experiência incrível, aprendo muito com a professora que auxilio e meu coração se enche de amor quando ganho um "Pro, eu te amo. / Você é linda! / Não falta mais :(" isso é gratificante demais. Receber um presente no dia dos professores (sendo que na verdade você não é professora "oficial" deles) e no Natal receber presente de uma das mães.
A escolinha que eu faço esse trabalho voluntário tem um blog, quem quiser visitar é só entrar: http://bettapoie.blogspot.com

Bom, por hoje é isso. Auto se avalie e veja em que perfil você se encaixa! Se descobrir que não gosta de crianças, a menos que você não tenha outra opção, procure um programa de estudo ou férias, assim você evitará mágoas, dores de cabeça, dinheiro, estresse e sofrimento, tanto pra você e sua HF, como e principalmente, para as crianças.

Beijo! (:


Um comentário:

  1. Oiii
    Passando pra dizer que gostei do seu template
    rss
    uma graça
    sou futura au pair
    to te seguindo
    Beeijos ;D

    ResponderExcluir