domingo, 16 de janeiro de 2011

Dicas para o Visto!

Oi! Boa tarde! Tudo bem com vocês? Por aqui está tudo ótimo! Vocês não tem noção do alívio que é, de quão calma e feliz a vida se torna depois do visto, parece que tudo fica no lugar e ao mesmo tempo sai fora do lugar, porque agora começa um sonho e com eles vêm as despedidas... mas vou deixar para falar disso mais pra frente, afinal tenho 3 semanas de Brasil ainda! ;)

Enfim, como prometido, estou aqui para dar dicas e falar sobre o visto. Eu sei que já falei bastante no post anterior, mas esse assunto tem e muito, pano pra manga! Rs.

Sobre o agendamento: Abaixo eu coloquei um link de onde preencher o formulário para o Consulado, nesse mesmo link você consegue agendar o seu visto. Não tem segredo, é só entrar no site e agendar. Nosso visto é o J1. Tem bastante data até, você não vai precisar esperar 1 ou 2 meses para tirar seu visto (a menos que você queira, claro), fique tranquila. Eu tive que reagendar, porque tinha agendado e a HF que estava conversando me deu um pé na bunda, então tive que pagar a taxa de agendamento (R$38) 2x... mas, deu tudo certo. A única dica que dou aqui, é para vocês prestarem bastante atenção, para não preencherem nada errado!

Eu esqueci de fazer um post falando sobre o Placement Pack... O Pack é um envelope que a agência (no meu caso a APIA) manda assim que temos um match. Eu sei que a maioria de vocês devem saber o que é, mas mesmo assim acho legal falar um pouco about it. Nele vem as orientações de como preencher o DS-160, que é o formulário online que você deve preencher para o Consulado (está neste link: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR), vem uma carta falando sobre sua Host Family (Placement Letter), o DS2019 já vem preenchido por eles e a taxa SEVIS. Vem mais algumas coisinhas, mas acredito que aí varia por agência!



Vou começar falando sobre a documentação. Como contei para vocês no post anterior, não me pediram absolutamente nada, mas eu levei absolutamente tudo! Como meus pais têm empresa, a minha documentação foi um pouco diferente do que as meninas costumam levar, eu tive que levar mais coisa... eis a minha lista de documentos:

Comprovante do pagamento no Citibank/ DS2019 (o que vem no Pack!) / Comprovante da taxa SEVIS (vem no Pack também) / Passaporte / DS-160 (o formulário e a confirmação impressos!) / Carta de referência (eu levei do CNA, onde trabalho) / Holerites - os meus e dos meus pais / Carteira de Trabalho / Contrato da empresa dos meus pais / Escritura dos imóveis / Documento do carro / IR e DECORE dos meus pais / Declaração de Conclusão de curso da Faculdade / Foto 5x7 / Placement Letter / Cópia do RG e CPF - meus e dos meus pais / Extrato dos úlimos 3 meses da conta bancária - meus e dos meus pais / Conta de telefone / Comprovante do agendamento do visto / Carta custeio / Comprovante da taxa de R$38 (referente ao agendamento)

Bom, aí está tudo o que eu levei. Tem muito documento relacionado aos meus pais, porque eu não ganho muito, portanto meu pai está como meu responsável financeiro, por isso levei tanta coisa relacionado a ele e a minha mãe. Muita gente não sabe se a foto deve ser 5x7 ou 5x5, eu levei 5x7, mas acredito que não tenha tanta diferença. Eu preferi levar maior, porque se fosse menor, dava pra cortar.

O que o pessoal do Consulado quer é ter certeza de que você voltará para o Brasil, que não ficará nos EUA, portanto, você deve levar documentos que comprovem seu vínculo com o país. Por isso levei a declaração da faculdade e a carta de recomendação do meu trabalho (se alguém precisar de um modelo é só me mandar email que eu passo: helainef_v@yahoo.com.br). É importante também que você comprove que tem renda aqui, para se manter lá, por isso escolha um Sponsor (responsável financeiro) que tenha uma boa renda e leve TUDO o que você puder para comprovar os bens dessa pessoa. Isso claro, se não for você mesmo que irá se bancar. Mas por exemplo, no meu caso, eu estou pagando tudo, meus pais não me deram R$1 para pagar algo relacionado ao programa. Porém eu não tenho nenhum bem e minha renda é muito baixa, por isso que coloquei eles, como Sponsor. E claro, CAPRICHE no Inglês! (Y)

Fique tranquilo, tudo dará certo. Seja confiante, mas não precisa se apavorar. Você vai tremer, suar, ficar noites sem dormir e talvez não saia do banheiro, como foi o meu caso, ahahahah. Mas tudo dará certo, é super tranquilo lá!

Sobre o visto, acho que é isso...

Só para avisar vocês, eu tirei 2 sisos quinta-feira. Agora está tudo bem, acho que isso era meu maior medo da vida, tirar esses dentes. E o pior de tudo é que 3 deles estão deitados e só era extração normal, ou seja, eles não nascerão. Aí o dentista tem que abrir a gengiva e tirar o dente. Eu não senti nada, foi tranquilo e o pouco que doeu depois, é como se estivesse dolorido, nada de dor de corte, pele, essas coisas, parece só que tomei um soco ou caí e ficou aquela dorzinha. Quinta agora vou tirar mais 2.

Tenho muita coisa pra fazer agora, tenho malas, PID, resolver as coisas no banco, enfim, vou falando aos poucos... Esses dias vou postar bastante se preparem! Rs.

Beeeeijo


MySpace-Countdown-Clocks

4 comentários:

  1. Olá...
    Mtoooo bom esse post!!! Semana que vem é minha vez de tirar o visto!!
    Boa sorte nos últimos preparativos!!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, sempre tive MTAS dúvidas sobre o visto e o que levar, só não entendi a conta de telofone (?)
    Vou pegar o IR do meu pai também e toda a documentação dele, vc sabe mais ou menos qual o valor de um IR bom pra levar???
    Vou te enviar um e-mail, se vc puder me enviar o modelo da carta... ;)

    Quando eu fui tirar o meu ciso também fiquei com MTO medo, mas foi mto tranquilo, nem doeu nem nada. Agora tá mto melhor.

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Helaine!
    Muito bom o post. Super informativo!
    Eu continuo assustada, pq esse negócio de vínculo é complicado, já que não moramos em casa própria, não temos carro... (no caso minha mãe e eu...)
    Mas, seja o que Deus quiser... hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi...
    Primeira vez por aqui. Estou começando a me preocupar com o meu dia de tirar o visto, mas tenho fé em Deus que vai dar tudo certo.
    Beijos...

    ResponderExcluir