quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

I GOT MY VISA!

Oooooooooooooooooooi, gente! Depois de MUITO tempo estou eu aqui, com ótimas notícias! I got my visa TODAY! Passei dias sem dormir, indo no banheiro 3, 4 vezes ao dia, de tanta ansiedade e é claro que essa noite também não dormi, né?! Mas vamos lá, o post será grande!

Bom, juntei MUITOS documentos (no post seguinte, prometo que farei essa semana ainda, falarei sobre dicas para a entrevista e posto a lista de documento que levei, prometo! ;), fui ao cartório, fiz minha mãe tirar o DECORE dela e do meu pai, porque eles têm uma empresa e tals. Enfim, chegou o dia 12/01!

E lá estava eu, levantando às 04h00, queria chegar logo, pois sabia que tudo poderia acontecer, então melhor precaver do que remediar ;). Minha mãe foi comigo e meu namorado também, como ele mora na frente do metrô, nos encontrou umas 05h15 na catraca e lá fomos nós. Eu moro em São Paulo, então eis o caminho que fiz: Fui até a estação de metrô Sé, de lá peguei o ônibus Chácara Santana (5318-10) e desci na Avenida Santo Amaro, na altura do número 6142, fui pela Rua da Paz, ela cruza a rua do Consulado (Rua: Henri Dunant, 500) e fomos andando, até chegar (Se você quiser saber mais detalhes joga o nome da rua no google e traça uma rota, de onde você mora até o Consulado, existem várias opções, foi assim que consegui ir rs).

Cheguei lá às 06h30, mais ou menos, tinha bastante gente na fila já, na parte de fora ainda, aí você antes de entrar, já fica em uma fila, falam os documentos que você deve organizar para apresentar (PARA TUDO! Não faça como eu, NÃO esqueça de levar: CANETA E DINHEIRO! Tive que pedir pra minha mãe me dar pelo portão, sorte minha que ainda estava na parte de fora! E também não esqueça de assinar o DS2019, que vem no pack, eu esqueci rs.). Aí você entra em uma salinha, passa por um detector de metais e sua pasta por um outro detector. NÃO ENTRA CELULAR E NENHUM APARELHO ELETRÔNICO, não esqueçam! Depois disso, faça o que eu fiz, siga o fluxo, rs. Vão ter duas filas quando você chegar lá no (poupa-tempo, isso mesmo, é tão pobre que parece um poupa-tempo, é TUDO aberto, é coberto só, mas é bem aberto, se chover, dependendo de onde estiver, você se molha. Só eu mesmo, toda inocente, achando que era um salão chique, humpf.) pátio, que parece um pátio de escola. Uma fila é pra quem tem senha e a outra para pegar a senha!

Você vai entrar na fila para pegar a senha, lá vão pedir te pedir: A taxa SEVIS, Confirmação do DS-160, Passaporte, DS2019 e a foto, se não me engano era só isso. Tudo isso é em um balcão. Aí você sai com a sua senha e entra na fila que tinham pessoas com senha no começo, você vai só entrar na fila, porque ainda não usará a senha. Aí quando chegar sua vez, você vai para a pré-entrevista. É em Português, a mulher pediu esses mesmos documentos (não se desesperem, porque os documentos que ela irá pedir já estão no jeito ;), perguntou o motivo da viagem, falou que sou louca de ir como Au Pair e cuidar de 3 meninos, ahahaha. É rapidinho essa parte.

Saindo da pré-entrevista, você vai sentar do lado direito dos bancos cinzas. E aí sim, ficar atento a sua senha. Terá uma televisão, com os números do Guichê (O que me surpreendeu também, pré-entrevista, digitais e entrevista é tudo nos guichês, um do lado do outro, a entrevista em pé, nada de cadeira, sala separada, NADA disso!) e com as próximas senhas a serem chamadas em cada guichê. FIQUE ATENTA (o)!! Assim que você ver sua senha, se aproxime do seu guichê! Nessa parte, não tem nada demais, vão te dar bom dia e falar onde você tem que colocar a mão e tals, aí também devolvem seus documentos (que você entregou na pré-entrevista).

Depois de tudo isso feito (acho que aí já era umas 07h30) você vai para o lado direto dos bancos cinzas, esperar pelas entrevistas. Eu cheguei cedo, então fiquei na segunda fileira de bancos. Fiquei sentada esperando para começarem as entrevistas acho que uma hora mais ou menos. Não estava nervosa, mas separei a carta de custeio, carta do CNA, Placement Letter e declaração da faculdade, que pra mim, eram os principais documentos (tudo isso sem necessidade, não me pediram NADA! Vão vendo...). Aí começou, todo mundo começa a levantar e andar e sentar, até chegar na ponta. Logo de cara vi uma mulher meio mal-humorada (consul) e pensei "não quero ir com ela" e advinha o que aconteceu? Fui com ela! :S. Aí fiquei atrás, na fila do guichê referente a ela, tinha uma menina falando com ela ainda, demorou um pouco, ela conversou com um cara e a menina toda tensa. Nessa hora, não passava nada na minha cabeça, mas minhas mãos suavam muitoooo. Até que... chegou minha vez, não sei porquê (acho que foi Deus nessa hora, falando sério), ela abriu um sorriso pra mim, me deu bom dia. Entreguei os mesmos documentos que pediram até aquele momento pra ela. Eis o diálogo:

C: Are you going to be Au Pair?
H: Yes, I'll try it. LOL

Eu não lembro o resto claramente, então vou descrever, mas foi TUDO em inglês, ela não falou em Português nenhum momento! Perguntou pra onde eu ia, perguntou se eu tinha experiência com crianças, aí eu disse que era professora de inglês e lecionava para crianças, adultos e jovens. Depois perguntou se eu era formada ou algo assim, aí eu, toda desesperada, já fui colocando a declaração da faculdade, ela disse que não precisava e acho que iria refazer a pergunta, mas antes de ela abrir a boca eu já disse que era formada e que quando voltasse gostaria de fazer outra faculdade, porque quero trabalhar com educação infantil bilíngue. Aí ela disse que o visto tinha sido concedido, era só pagar o SEDEX! Não me pediram NENHUM documento, nada de nada, tanto sacrifício para nada... (mas MESMO ASSIM, eu aconselho vocês levarem. Já pensou o peso na consciência se você tiver o visto negado, porque te pediram algo e você não levou?! :O)

Saí sem acreditar! Paguei o SEDEX, fui ao encontro do meu amor e da mamis e comecei a chorar, meu sonho vai se realizar.


MySpace-Countdown-Clocks

4 comentários:

  1. Parabéns minha Flor,
    agora só aruumar as malas e controlar a anciedade para o embarque!!!
    Deus te abençoe.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Queeeee ótimo Helaine!!!

    Sim sim, seu sonho vai se realizar e digo mais... você terá um ano maravilhoso, se Deus quiser!!!!

    Parabéns!!!! Muita sorte pra você nos úlimots preparativos pré-embarque!!!
    Vou cobrar o post com dicas para o visto hein?!

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Aeeee!!! Parabéns!!!

    Agora boa correria com as malas! hahaha...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Helaine!!
    Eu sou a Megui do grupo do facebook!!
    Já estou te seguindo!! Meu blog é: http://meguiaupair.blogspot.com
    Parabéns pelo visto!!!
    Bjoooooos

    ResponderExcluir